Avanços tecnológicos se tornaram indispensáveis para o mundo que temos hoje e, acima de tudo, para o futuro que ainda está por vir. Afinal, cada vez mais, os indivíduos estão gerando e consumindo dados, o que, de alguma maneira, terá consequências para a forma com a qual se lida com este excesso de informações.
Atualmente, o uso do Big Data está se tornando comum para diferentes empresas ao redor do mundo, independentemente de seu segmento de atuação. Isso porque ele as ajuda a criar oportunidades de crescimento, além de combinar e analisar sua base sobre um determinado setor, o que pode ser de extrema utilidade diante da concorrência.

Mas, afinal, como esta série grandiosa de dados pode ser indispensável para uma companhia? E, mais do que isso, como ela poderia trazer benefícios para os negócios e, até mesmo, aumentar os lucros de uma empresa? Entenda agora e surpreenda-se!
O que é o Big Data?
Com o crescimento da internet e o aparecimento das redes sem fio, smartphones e mídias sociais, um novo conceito surgiu e ganhou mais força no meio da Tecnologia da Informação: o Big Data.
Esta nomenclatura é definida como um conjunto de dados brutos que são coletados e armazenados, por vários meios, podendo ser analisados computacionalmente para revelar padrões, tendências e associações, especialmente em relação ao comportamento humano e suas interações.
Assim, quando se trata do Big Data, três características indispensáveis foram levadas em consideração por Doug Laney, em 2001. Chamadas de 3Vs, seriam:
- Grande volume de dados em muitos ambientes;
- Grande variedade de tipos de dados armazenados;
- Velocidade com que eles são gerados, coletados e processados.
Contudo, com o passar do tempo, os estudiosos perceberam que outros pontos também são fundamentais para compreender este complexo sistema, o que fez com que a veracidade, o valor e a variabilidade também fossem inseridos no processo.
Dessa forma, embora o Big Data não seja equivalente a nenhum volume específico de dados, pode-se compreender sua extensão quando é verificado que suas implantações envolvem Terabytes (TB), Petabytes (PB) e até mesmo Exabytes (EB) de dados capturados ao longo do tempo. Ou seja, existe muito material armazenado.
Tendo isso em vista, as empresas usam o Big Data em seus sistemas para:
- Melhorar as operações;
- Fornecer um bom serviço ao cliente;
- Criar campanhas de marketing personalizadas com base nas preferências específicas do consumidor;
- Aumentar a lucratividade.
Inclusive, as que utilizam esse serviço possuem um potencial vantagem competitiva sobre as que não o fazem, pois são capazes de tomar decisões de negócios mais rápidas e informadas, desde que utilizem os dados de maneira eficaz.
Conheça sua infraestrutura
O Big Data é composto por uma infraestrutura de TI, que envolve:
- Ferramentas de coletas de dados;
- Um sistema de software, como BigData on-premise e cloud;
- Uma mídia de armazenamento;
- Rede que transfere as informações;
- Ambientes que hospedam as ferramentas de análise;
- Uma estrutura de backup.
Levando isso em consideração, é possível afirmar que a computação em nuvem, em particular, abriu muitas opções para o uso de Big Data, permitindo que as empresas possam aproveitá-lo sem precisar investir em grandes instalações de armazenamento e processamento de dados no local.
Ainda assim, para avançar com o Big Data e transformá-lo em informações com valor comercial, é provável que o empreendedor precise fazer investimentos nos seguintes elementos-chave da infraestrutura, como a coleta de dados e seu subsequente armazenamento e análise.
Inclusive, o primeiro destes itens corresponde a:
- Registros de vendas;
- Banco de dados de clientes;
- Feedback;
- Canais de mídias sociais;
- Listas de Marketing;
- Arquivos de e-mail;
- E quaisquer dados obtidos a partir do monitoramento ou medição de aspectos de suas operações.
Já o armazenamento dessas informações é onde o gestor irá manter seus dados depois de coletados de suas fontes.
E, por fim, a análise é quando o indivíduo quer usar os arquivos que possui para descobrir algo útil e que definirá novas estratégias para a organização, como a descoberta do público-alvo de seus produtos, por exemplo.
No entanto, o problema é que, à medida que o volume de dados gerado e armazenado se tornou exorbitante, não só para uma empresa, como para diversas ao redor do mundo, foi se tornando necessário que novos sistemas e ferramentas, mais sofisticadas, porém acessíveis, fossem desenvolvidas para ajudar nessa tarefa.
Benefícios do Big Data para as empresas
O Big Data oferece às empresas a capacidade de adicionar uma variedade de dados, de centenas de fontes diferentes, em tempo real. Assim, é possível fazer uma análise de quem está adquirindo seus bens e serviços, o que faz com que novas estratégias de Marketing possam ser elaboradas.
Para se ter uma ideia, suas soluções são capazes de eliminar nichos de dados, para que as organizações possam obter uma visão exclusiva dos clientes, incluindo inúmeras métricas descritivas, calculadas e específicas do setor, que permitem a construção de um registro detalhado do comportamento desses indivíduos.
Além disso, esses perfis fornecem às organizações uma compreensão global de seus consumidores, por meio de um conhecimento profundo deste sujeito e de suas operações. Afinal, quando uma empresa conhece as preferências de seu cliente, automaticamente, terá uma vantagem sobre sua concorrência.
Isso porque as pegadas digitais que deixamos para trás revelam uma grande quantidade de informações sobre nossas preferências, crenças e valores. E essas informações permitem que as companhias adaptem seus produtos e serviços exatamente ao que o comprador deseja.
Neste cenário, se torna muito mais fácil aumentar o comprometimento com este indivíduo, podendo, até mesmo, levar a organização a alcançar um relacionamento mais longo e mais lucrativo com este cliente em potencial, que é exatamente o que todo empreendedor deseja.
Está vendo como analisar todas as informações online e offline pode ajudar a expandir seus negócios? A realidade é que, conforme os volumes de dados seguem aumentando, sua promessa para as empresas também parece crescer exponencialmente, o que permite que elas possam converter dados brutos em projeções, previsões e tendências relevantes com precisão.
Tendo isso em vista, apesar de parecer um tanto intimidador, o Big Data pode ser uma boa solução não apenas para atrair clientes, como também de gerenciamento das pequenas às grandes empresas, fazendo com que seu lucro aumente e com que ela possa utilizar todas as informações adquiridas a seu favor.
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Caso você precise de ajuda para entender melhor como o Big Data funciona e quais as suas vantagens, contar com a ajuda de especialistas é primordial.
Para isso, a Integrity é uma consultoria de Tecnologia da Informação (TI) com foco em serviços de infraestrutura de BigData on-premise e cloud, como Cloudera, Databricks, Azure e AWS.
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