A transformação digital é uma ação inevitável para as empresas, considerando que se trata de uma tendência de larga escala, que está atingindo todos os mercados e setores da sociedade. Um exemplo que podemos citar nesse sentido é a educação.
Com a pandemia da Covid-19, muitas universidades públicas e faculdades particulares ficaram sem saber o que fazer diante da demanda pelo ensino à distância. Elas não contavam com a infraestrutura de TI ideal para oferecer esse serviço com eficiência e produtividade.
Para quem ainda tem dúvida, a transformação digital é uma estratégia, dito de maneira geral, que se apoia na tecnologia para alavancar a eficiência e os resultados de uma empresa. Entenda a tecnologia aqui como qualquer meio que possibilite que uma empresa se torne mais eficiente, produtiva e econômica.
No entanto, implementar a transformação digital não é um processo simples, uma vez que demanda um esforço geral por parte da empresa, que toca em questões delicadas, a exemplo de sua cultura.
Para que a transformação digital de uma empresa ocorra com sucesso, é preciso, em primeiro lugar, vencer os desafios que a inviabiliza. A seguir, conheça os principais conforme uma pesquisa realizada pela Capterra , um dos braços direitos da Gartner (em 2016, a empresa foi adquirida pela Gartner).
Limitação de orçamento
Em 2019, a Capterra, com o objetivo de entender a mentalidade das empresas com relação à transformação digital, desenvolveu uma pesquisa, entrevistando 288 profissionais ligados à gestão de TI de micro, pequenos e médios negócios.
Então, do total de entrevistados, 35% responderam que um dos principais desafios para implementar a transformação digital nas empresas é a limitação do orçamento. Muitas organizações, por não entenderem a importância desse processo para seu crescimento, não destinam orçamento suficiente para que seja iniciada a transformação digital, estratégia que envolve todo o corpo da organização, cumpre destacar.
Falta de conhecimento técnico da equipe com relação à transformação digital
Não é apenas a cúpula diretiva que não conhece a fundo a importância da transformação digital para a empresa, mas também a equipe técnica responsável pelo setor de TI. Pelo menos foi isso que indicou a pesquisa realizada pela Capterra, que revelou que 20% (do total de 288) não tinham conhecimento a respeito desse processo, não sabendo bem como iniciá-lo ou executá-lo.
A falta de conhecimento técnico por parte da equipe de TI, com relação à transformação digital, também se coloca como um desafio a ser vencido para que a empresa obtenha crescimento nesse sentido, destacando-se, assim, no mercado.
Cultura da empresa
Outro desafio levantado pelo estudo da Capterra diz respeito à cultura da empresa. Como destacado, o processo de transformação digital envolve não apenas a instalação de produtos de tecnologia da informação modernos na empresa, como, por exemplo, softwares em nuvem, mas também a mudança de mentalidade ou de cultura.
Nesse sentido, a pesquisa revelou que 12% dos entrevistados afirmaram que a cultura da empresa se coloca como um dos principais desafios para a implementação da transformação digital.
O processo de transformação de uma cultura empresarial começa, sem sombra de dúvida, com a implantação de cursos de capacitação ou de qualificação, que sejam capazes de fazer com que os profissionais de uma empresa enxerguem determinado processo ou solução como de fundamental importância para o seu crescimento.
É preciso fazer os colaboradores de uma empresa entender que a transformação digital é algo positivo para a empresa, pois pode fazer com que ela cresça, alcançando seus objetivos com maior eficiência, produtividade e agilidade.
Além disso, ao capacitá-los, você os introduz a realidade digital, às novas exigências desse contexto.
Tecnologia defasada
Outra barreira destacada pela pesquisa diz respeito às tecnologias existentes nas empresas, como computadores antigos e softwares ultrapassados, que já não dialogam com a realidade da transformação digital. Do total de entrevistados, 9% responderam que esse é um problema que precisa ser vencido para que a transformação digital ocorra nas empresas.
Nessa direção, cabe destacar que a transformação digital envolve não apenas componentes físicos, como servidores de última geração, mas também a adoção de softwares capazes de fazer com uma empresa possa operar de maneira contínua a partir do digital ou da nuvem, como a computação em nuvem, Big Data, Inteligência Artificial etc.
Burocracia interna
Por fim, ainda com relação à pesquisa desenvolvida pela Capterra, 8% afirmaram que a burocracia interna se coloca como um desafio para a implementação da transformação digital em uma empresa.
É por isso que é preciso, primeiro, mudar a mentalidade dos gestores e da cultura da organização para somente depois implementar esse processo. Quando os membros de uma empresa estão alinhados, consegue-se com maior facilidade alcançar os objetivos, como a transformação digital.
Do contrário, as burocracias internas se colocarão com maior força, impedindo o alcance efetivo desse processo.
Falta de percepção de urgência
Outro ponto levantado, mas agora não pela Capterra, e sim por Cesar Gon, especialista do setor de TI, tem relação com a falta de percepção de urgência no que diz respeito à transformação digital.
O especialista, que foi entrevistado pelo portal Meio & Mensagem, destaca que o mercado deu um exemplo claro nesse sentido, que deve ser seguido por todo e qualquer empresário que busca manter o seu negócio.
Ele cita, como exemplo, o mercado de blockbuster (locadora de filmes), que foi praticamente extinto, porque não teve percepção de urgência com relação à transformação digital. Em sua percepção, “diversas empresas deixaram até de existir porque não tiveram a percepção que precisam se transformar para acompanhar as ofertas disponíveis no mercado e as necessidades do cliente”.
Em sua visão, por exemplo, a blockbuster foi extinta porque não enxergou a grande oportunidade que o mercado de streaming permitia. A empresa viu a Netflix nascer e ocupar os espaços que seu serviço não atendia.
Portanto, ter percepção de urgência é algo fundamental para que a transformação digital ocorra rapidamente, fazendo assim com que seu negócio se mantenha no mercado. É preciso vencer essa barreira que tem extinguido negócios de referência em todo o mundo, a exemplo do mercado de blockbuster.
Falta de aprendizado rápido
A transformação digital não é um produto acabado. Melhor explicando, é um processo contínuo, que se desenrola na medida em que a empresa executa suas operações em seu dia a dia.
Na visão do especialista que destacamos anteriormente (Cesar Gon), a falta de aprendizado rápido por parte da equipe técnica responsável pela transformação digital também se coloca como uma barreira para que esse processo seja amadurecido continuamente. Aqui, o processo de transformação digital começou, mas empacou na execução, algo que se coloca como uma barreira para que alcance o sucesso.
“É preciso estar pronto para ter uma estrutura que faça testes de hipóteses, construa experimentos rápidos e aprenda com eles. O sucesso no mundo atual é baseado em resiliência, aprendizado e evolução. A velocidade é super importante. A velocidade pela velocidade produz lixo na velocidade da luz, mas a velocidade associada ao aprendizado, com análise de dados e números, mostra o que o experimento permitiu”, afirma ele.
Como vimos, diversos são os desafios para implementar a transformação digital nas empresas. Entretanto, agora que você conhece alguns deles, busque eliminá-los, assim você garante o sucesso desse empreendimento.
Você gostou deste conteúdo? Saiba que estamos sempre divulgando outros como este em nosso blog. Para nos acompanhar, não deixe de acessá-lo diariamente.