Produzir e compilar dados sempre foi uma necessidade presente nas empresas. É verdade que, se pudéssemos voltar no tempo, iríamos notar que cada vez menos elas se preocupavam com isso. Só que hoje a competição entre as empresas que prestam serviços é tanta que não dá mais para ignorar o tratamento de informações.
Clientes, fornecedores, vendas e mais uma diversidade de métricas trazem aos gestores orientações sobre como tomar melhores decisões e manter seus negócios prontos para o acirrado mercado.
A evolução da análise de dados é tamanha que não bastam mais as ferramentas tradicionais para análise, como um software especializado em planilhas eletrônicas. Hoje se fala em um novo termo para se referir a uma grande quantidade de dados: big data.
O big data é uma massa de informações inicialmente desestruturadas, de naturezas diferentes e em uma imensa quantidade. É tão grande e complexa que os recursos antigos para análise de dados não são capazes de processar.
O que são os 5vs do Big Data
Uma boa parte dos especialistas nesse ramo dão ao big data algumas características para identificá-lo. São os 5 Vs. Veja agora quais são elas:
Volume: Estima-se que a quantidade de informações gravadas em todo o mundo é de 35 ZB (zetabytes, ou sextilhões). Por dia, são acrescentados cerca de 2 milhões de terabytes. Essa quantidade inimaginável de dados inclui vídeos, imagens, texto, bancos de dados e muito mais.
Guardadas proporções, as empresas também geram seus próprios big datas. São dados sobre processos diversos que, devidamente analisados, oferecem com rapidez informações bem relevantes para uma companhia.
Velocidade: Assim como dados são rapidamente produzidos, as ferramentas de análise precisam acompanhar esse ritmo. Os grandes dados só são úteis se forem processados antes que se tornem inservíveis, obsoletos.
Variedade: Como dito, as informações são de tipos diferentes. Ou seja, elas vêm de qualquer lugar. Mas pense: onde é que estão as maiores quantidades de texto, imagens, sons e vídeos? Na internet, sem dúvida. Ela é responsável pela maior parte dos dados que vemos. Dentro das empresas, todos os tipos de dados citados também existem em abundância.
Veracidade: Dentro do conceito de big data, este atributo serve para distinguir os dados verdadeiros dos falsos. Estes últimos podem ter sido criados com má intenção ou não. Elas podem acabar perdendo a veracidade por estarem desatualizadas ou equivocadas. Dentro de uma organização, pode levar a decisões erradas.
Valor: Além de verazes, os dados precisam ser úteis. Se forem usadas as ferramentas corretas para análise deles, trazem informações relevantes. Agora, caso não, são apenas um monte de coisas inúteis. Novamente, a tomada de decisões orientada pelo valor coloca a empresa em vantagem competitiva.
Mas para conseguir uma boa posição no mercado por meio do big data é preciso que, antes de tudo, as empresas definam objetivos e onde querem chegar. Só assim a grande quantidade de dados faz sentido e traz benefícios. E, por falar nisso, você confere agora como sua organização pode tirar proveito do instrumento:
Vantagens competitivas do big data
Otimização do CRM
O sistema de gerenciamento de clientes existe para melhorar o relacionamento com eles. Nele constam dados pessoais e de compras efetuadas, para simplificar. Com o processamento desse tipo de informação, é possível melhorar a comunicação com os compradores, e dar uma boa assessoria pós-venda. O relacionamento com os fornecedores também pode ser aprimorado por meio do uso adequado dos recursos de análise.
Segmentação
Conhecer as reais necessidades do cliente e traçar um perfil dele fará com que a sua empresa providencie os serviços e produtos que mais procuram e, assim, você o fideliza. O big data funciona nesse caso como um apoio para alavancar seu negócio.
Produção rápida de resultados
Muito embora ele contenha dados desestruturados e de muitos tipos diferentes, eles podem ainda ser entendidos e aproveitados com agilidade. Uma ferramenta que ajuda nessa hora é o Big Data Analytics, do Google. É claro que há outros recursos, mas ele já contém o que é preciso para que os gestores consigam se orientar. Rapidez é uma qualidade que proporciona vantagem sobre a concorrência porque agrada os clientes.
Tomadas de decisão acertadas
Com base nos dados levantados pelos recursos de análise, é possível que a organização acerte mais quando se trata de conquistar e manter clientes. Eles ajudam a elaborar ou modificar estratégias. Dentre os Vs que identificam as informações apresentadas pelo big data, se destaca aqui o valor. Tomar decisões que tragam resultados positivos e a criação de boas estratégias vai depender do valor, ou relevância, das informações processadas.
Verificação de métricas
Esses indicadores são usados para avaliar o desempenho da organização. O big data e as suas ferramentas também cumprem um papel importante, para que as estratégias sejam produzidas. Exemplos de métricas são volume de vendas, ticket médio, taxa de abandono (churn), tempo de “vida” do cliente, tráfego, custo de aquisição de cliente etc.
Melhoria dos processos internos
Problemas internos que levam a resultados ruins podem ser mapeados com as ferramentas de análise. Falhas no processo produtivo, de vendas, de marketing e outros setores fazem o desempenho do negócio cair, mas o big data existe para ajudar os gestores. Além do mais, os recursos de análise podem desenhar todos os processos da organização, desde o início da produção até os resultados finais.
Prevenção do domínio da concorrência
Pela internet, não é difícil saber como está a popularidade dos seus concorrentes e a reputação deles. E a sua, também. Dando atenção aos comentários que os clientes fazem sobre o produto ou serviço que eles oferecem, você pode se manter um passo à frente no que se refere à competitividade.
O big data pode trazer vantagens ainda maiores para as empresas quando você já traçou um perfil do seu cliente. Procure identificar a insatisfação do comprador com o seu concorrente e trabalhe para melhorar nesse quesito. Fique atualizado.
Os exemplos acima são pouquíssimos em relação a todos os benefícios que a análise dessa enormidade de informações proporciona. Os recursos humanos da organização também são privilegiados pelo estudo dos dados, porque podem medir a satisfação da equipe de trabalho e identificar suas necessidades. Isso aumenta a qualidade dos serviços prestados pelo time.
Big data envolve muita informação e por isso, você precisa contar com quem entende do assunto. Nós estamos aqui para ajudar. Conheça agora as soluções que a Integrity oferece para sua empresa em termos de análise de grandes volumes de dados!