O que se entende por microsserviços
Para começar a falar sobre o conceito de microsserviços, é preciso entender que se trata de uma inovação dentro do modelo de software que era conhecido até então.
Isso significa dizer que, com o surgimento dos microsserviços dentro da tecnologia da informação, os softwares não são mais projetados para serem monolíticos. Antes dessa inovação que é tema central deste artigo, a maioria dos softwares era construída de forma ampla, como se fosse um grande serviço, onde pequenas partes tinham integração entre si.
Mas no modelo antigo, não existia apenas a integração entre as partes, como também uma relação de interdependência, de forma que os resultados dos projetos executados pela equipe muitas vezes eram prejudicados por essa questão.
Ocorre que, com o avanço do setor, o mercado percebeu que é muito mais vantajoso em diversas vertentes, que os softwares sejam criados de forma desmembrada, com a criação independente de cada parte de um sistema.
Essas partes ainda se comunicam entre si, obviamente, caso contrário seria inviável. No entanto, são independentes e podem ser executadas como tal ou como parte de um mesmo serviço.
Além disso, como os microsserviços são independentes, isso trouxe uma melhora na forma como ocorrem implementações de atualizações e melhorias nos sistemas de TI. Porque, você pode realizar atualizações por cada parte, sem que haja interferência nas demais.
Assim, uma atualização que antes poderia melhorar determinada função de um software, mas que causaria problemas a outra função, agora não é mais um problema. Cada parte funciona de forma autônoma, o que permite ampla utilização dos serviços sem preocupações de incompatibilidade, atualizações, panes gerais e outras questões.
Isso quer dizer que diversas etapas do trabalho de sua equipe podem ser realizadas separadamente, mas unidas se necessário. Além disso, ao mesmo tempo em que tudo está ligado entre si, não há uma relação de dependência, fazendo com que o trabalho possa ser realizado de forma muito mais livre.
Papel dos microsserviços de TI na sua equipe
Depois de adentrar um pouco mais no conceito dos microsserviços, você deve estar pensando formas que esse novo conceito de sistemas pode melhorar o desempenho de sua equipe.
Para saber como isso pode acontecer, é preciso olhar para as diversas vantagens que essa inovação traz ao mundo de TI.
Inicialmente, uma das grandes vantagens é a escalabilidade, pois os microsserviços permitem que ocorram adições e modificações dos serviços que integram um sistema, sem que ocorram falhas ou comprometimento de funções conjuntas.
Com isso, o trabalho de sua equipe não é afetado cada vez que uma parte do software que você utiliza precisa ser atualizado. Assim, não há perda de tempo e atrasos nos desenvolvimentos dos trabalhos em andamento, pois não precisa encerrar as atividades por um período enquanto melhorias são feitas.
Isso é crucial, principalmente em grandes projetos, pois a perda de um dia de trabalho, por menos significante que possa parecer, pode atrasar todo o cronograma de entrega e ocasionar prejuízos financeiros.
E quando se trabalha com sistemas tecnológicos nunca se sabe quando será preciso realizar reparos, atualizações e melhorias nos sistemas atuais. Isso porque, cada dia surge novas demandas e necessidades de compatibilidade que precisam ser seguidas para atender o negócio, e obter o melhor desenvolvimento da equipe e do trabalho gerado.
Ademais, os microsserviços são muito mais leves, de modo que realizar modificações ou implementações se torna uma tarefa muito mais simples e ágil. Mais uma vez, isso melhora o desempenho da equipe que não tem o fluxo interrompido ou atrasado.
Além disso, sua equipe vai poder utilizar tecnologias distintas a partir das partes independentes dos microsserviços. Isso ocorre porque, justamente por não haver interdependência, podem utilizar programações diferentes sem a intercorrência de conflitos entre os sistemas.
Essa parte é essencial para que cada indivíduo trabalhe de forma autônoma, porém em consonância com o projeto e com as necessidades que o trabalho todo possui.
Outra forma com que essa inovação vai poder tornar sua equipe mais eficiente é em relação à construção de sistemas. Quando se constrói sistemas por partes pequenas, o resultado é obtido de forma mais fácil e eficiente. Porque, depois de construir basta que sejam unidos para que funcionem de forma coabitada.
No entanto, para que isso funcione de forma plena e tenha, de fato, um papel fundamental na melhoria da sua equipe de TI, os microsserviços precisam ter formas de comunicabilidade eficientes.
Para isso, você precisa ter microsserviços desenvolvidos por profissionais de alto nível, com ferramentas que tenham grande impacto dentro da equipe de TI e que sejam realmente eficientes.
O que é simples de encontrar desde que você considere qualidade e experiência como fatores cruciais no momento de contratar empresas que fornecem microsserviços e serviços em geral.
Considerações finais
Com todas as informações mencionadas você já pode notar que os microsserviços possuem grande papel no desempenho de sua equipe. Porém, em determinadas situações isso pode ser ainda mais ressaltado.
Em geral, em trabalhos e projetos mais complexos, a utilização de softwares de microsserviços são ainda mais recomendados. Isso porque, nesses casos, o fato de cada indivíduo da equipe poder trabalhar de forma autônoma nos sistemas, mas com informações compartilhadas, torna o resultado muito mais eficiente.
Além disso, em situações em que é necessário ter maior controle acerca da qualidade do trabalho desenvolvido por sua equipe de TI, também se torna muito benéfico o uso dessa inovação tecnológica.
Porém, em geral, independentemente do tipo de trabalho e grau de dificuldade do desenvolvimento, o uso dessas ferramentas se torna promissor e permite que os resultados ocorram com mais detalhamento, segurança e alto grau de aperfeiçoamento.
Afinal de contas, não é porque determinado projeto possui grau de dificuldade um pouco menor que a equipe não dará o máximo potencial para oferecer os resultados que os clientes esperam e até mesmo superar as expectativas.
Além disso, muitos clientes presam por terem seus projetos executados por profissionais que atuam com os sistemas de ponta, já que a área, por si só, já é extremamente concorrida em termos de atualização e de implementação de inovações.
Com isso, contar com os microsserviços de TI em sua equipe vai fazer com que não só o desempenho da equipe seja melhor, mas toda a dinâmica de organização de trabalho e de execução de projetos.
Assim, os problemas e insatisfações de clientes vão ser cada vez menores e, se ocorrer, o reajuste se torna muito mais simples pelo fato de o trabalho ter sido desenvolvido por partes individuais de um sistema, permitindo a correção individual sem alteração de outras partes.
Gostou de ficar por dentro dos microsserviços de TI e entender como impactam sua equipe? Então entre em nosso site agora mesmo e encontre os serviços que disponibilizamos a você!