Tem se tornado cada vez mais essencial que as empresas incorporem uma cultura data driven, principalmente com o avanço das tecnologias digitais para análise de dados. O avanço nas técnicas de machine e deep learning (aprendizado de máquina e aprendizado profundo) e big data tem criado oportunidades incríveis de uso dessas estratégias para o crescimento dos negócios.
Com o avanço da Inteligência Artificial Generativa e as pesquisas para a criação da Inteligência Artificial Geral, há ainda a possibilidade de começar em breve uma nova fase dessa abordagem. Se a sua empresa quer estar preparada para um futuro inteligente e orientado a dados, precisa começar hoje essas mudanças.
A seguir, mostraremos alguns pontos que evidenciam a importância de começar a investir na adoção de análise de dados nas decisões da sua empresa.
A importância da análise de dados
Segundo a Gartner, uma das maiores consultorias na área de tecnologia do mundo, cerca de 60% das empresas terão adotado uma abordagem data-driven até 2025. Isso mostra a força da análise de dados, na prática, e como é uma tendência em todo o mundo.
Confira a seguir alguns dos motivos pelos quais ela tem se destacado e por que é importante que você considere adotá-la em sua empresa.
Extração de rol de KPI relevante
Uma estratégia de análise de dados robusta não pensa em volume de informações, mas sim na relevância deles para a empresa. A ideia não é analisar tudo, aprofundando o foco nos indicadores consistentes, que realmente importam para os objetivos.
Muitas vezes, o excesso de dados que não são, de fato, essenciais, pode confundir mais os responsáveis por tomadas de decisões do que ser útil. Uma estratégia bem elaborada consegue identificar quais são as KPIs realmente relevantes e correlacioná-las entre si, de forma inteligente. Com isso, a organização tem sempre dados precisos voltados para o que realmente importa nesse cenário.
Levar a organização para a era digital
O futuro é digital e exige que as empresas estejam alinhadas a esse paradigma. E cada vez mais os dados fazem parte desse processo, indo além da tomada de decisões. Por exemplo, eles permitem conhecer melhor tendências do público-alvo, analisar cenários financeiros, identificar crises mais rapidamente, entre outros pontos.
Análise de desempenho
Uma análise de desempenho orientada por estratégias de análise de dados permite saber quais são os pontos de gargalos internos na empresa. Isso aponta espaços que necessitam de atenção e cuidados e, até mesmo, indicar possibilidades de automação nesses campos
Por exemplo, um gestor pode acompanhar, no data analytics, que os índices de retrabalho em um determinado setor estão acima da média da empresa. Isso pode indicar a existência de um problema que está afetando a execução das tarefas — por exemplo, um erro de design de processo.
Assim, a gestão consegue fazer o diagnóstico e as correções de forma mais precisa e evitar que esses problemas afetem outros setores. Em alguns casos, é possível adotar soluções que permitam a automação de processos nessas áreas.
Uso dos recursos de forma mais racional
Um problema comum em empresas de diferentes segmentos é o desperdício de recursos financeiros devido à tomada de decisões que poderiam parecer interessantes. Porém, com uma análise mais estratégica, dá para saber que focar nisso não é tão vantajoso assim
Por exemplo, a decisão por uma mudança de posicionamento para um determinado público-alvo novo pode parecer atrativo a princípio, alinhado com uma tendência aparente do mercado em geral. Porém, ao analisar os dados dos consumidores internos, seria possível perceber que o público consumidor distingue-se da média do mercado.
Ao analisar essa informação, poupam-se recursos estratégicos que poderiam ser utilizados, por exemplo, para modernização interna da empresa ou outras ações importantes. Algo que pode ser resolvido com uma cultura de tomadas de decisões orientadas a dados.
Tomadas de decisões orientadas a dados
A partir dos dados observados no data analytics, é possível ter visões interessantes e tomar decisões que realmente agreguem positivamente para o crescimento do negócio. Além disso, é possível agir de forma proativa em eventuais cenários de crise.
Um erro comum são as ações definidas por um feeling. Isso porque a observação do cenário não mostra nuances e tendências que estejam começando a se apresentar, enquanto os dados são capazes de evidenciar isso.
Além disso, com informações em mãos, é possível mostrar a coerência das decisões para stakeholders, investidores e acionistas, favorecendo processos de captação de recursos. Esse, inclusive, é um critério que evidencia a maturidade do negócio e aumenta a confiança desses atores na capacidade de gestão da empresa.
Como utilizar técnicas de data analytics para tomadas de decisões
Agora que você sabe a importância do uso de dados para tomadas de decisões, é o momento de avançar e implementar essa abordagem em sua empresa. Confira a seguir alguns passos que serão fundamentais para isso.
Implemente uma cultura data-driven em sua empresa
Antes de pensar em processos, soluções e tecnologias, é preciso reformular a cultura interna da empresa, voltando-a para o data-driven. Isso significa que seus profissionais serão incentivados a atuarem na coleta, armazenamento, análise e proteção desses dados, reconhecendo padrões e identificando eventuais problemas a partir deles.
Também faz parte o redesenho de processos para que eles sejam, sempre que possível, apoiados por informações estratégicas ou que forneçam dados que poderão ser utilizados no futuro.
Tenha especialistas na área de dados atuando junto a sua empresa
Sejam alocados internamente ou com a contratação de empresas parceiras, é fundamental ter especialistas em estratégias e tecnologias da área de dados (como big data, adoção de soluções baseadas em machine e deep learning, business intelligence, entre outros).
Entre esses especialistas, podem estar os profissionais de:
- engenharia e arquitetura de dados;
- engenharia de machine learning;
- data science (ou ciência de dados), entre outras possibilidades.
Invista em soluções de data analytics
As ferramentas de data analytics, em conjunto com mudanças internas e apoio de especialistas, serão responsáveis pela adoção de estratégias orientadas a dados. Nesse caso, torna-se importante analisar alguns pontos importantes, entre eles:
- se a solução permite analisar as KPIs estratégicas para seu negócio;
- se ela dispõe de protocolos de segurança para proteger os dados e se está alinhada com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
- se a fornecedora proporciona o suporte adequado em caso de dúvidas e problemas.
Dicas para implementar uma cultura data-driven nas organizações
Fazer mudanças culturais internas pode ser um desafio nas empresas, principalmente aquelas que estão começando o processo de transformação digital agora. Por isso, algumas dicas que podem auxiliar nesse processo são:
- tenha um objetivo claro, quantificável e com prazo para essa mudança;
- envolva os colaboradores nas tomadas de decisões, comunicados e treinamentos para centralizar as decisões orientadas a dados;
- defina as KPIs estratégias que deverão ser analisadas;
- escolha as ferramentas mais alinhadas com a proposta do negócio;
- revise os processos de transformação quando necessário.
A análise de dados é capaz de transformar uma empresa, tornando-a mais estratégica, eficiente e com redução de erros e retrabalho. Adotá-la pode proporcionar mudanças internas significativas que serão essenciais para o crescimento da organização.
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